quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Palestra POR UMA ATITUDE SUSTENTÁVEL

Relatório sobre a palestra ‘Por uma atitude sustentável’

Apresentação: Marcos Oliva
Mediador: Júlio Augusto da Silva
Palestrantes: Mário Seixas (da Bambutec), Carlos Boeschenstein (arquiteto),
                         Rodrigo Calixto (Oficina Ethos) e Sergio Cezar (Arquiteto do Pa-
                         pelão)

            A palestra que aconteceu no auditório da UVA/Barra, no dia 06/10/11, quis mostrar que ser sustentável não é só ser verde; é ter uma atitude sustentável. Ser sustentável não significa virar riponga; não é abrir mão de confortos materiais. A questão da ecologia hoje em dia está muito mais madura, virando discussão política de Estado. Mas como usar essas ideias ecológicas no dia-a-dia? Esse assunto traz várias discussões, mas um dado que não é polêmico é que a sociedade, de uns tempos para cá, tem consumido muito mais do que pode oferecer, está gastando mais do que arrecada, mudando seu modelo econômico. Com base nisso a ideia é utilizar a criatividade para dar soluções de como manter nossa qualidade de vida sem impactar tanto nosso meio ambiente. Importante ressaltar que a questão da sustentabilidade não é passageira, não é algo imediatista; pelo contrário, é algo contínuo, que veio para ficar e que temos que inserir no nosso dia-a-dia. Os produtos têm que ser criados com a mesma qualidade que têm hoje, mas sem degradar o ecossistema.
            Reproduzindo uma pequena parte da palestra, o palestrante Mário Seixas, da Bambutec, falou sobre o trabalho de criação dos produtos que começa não com os aspectos da ecologia, mas sim com os aspectos saudáveis para quem os projeta e para quem os usa. E quem trouxe essa necessidade de gerar produtos alternativos que trouxessem benefícios à população em geral e não a uma parte dela foi a urbanização. E por falar nesses produtos alternativos, temos como exemplos o bambu, que é leve e resistente; as fibras vegetais; o algodão; a terra crua, dentre outros. Ressalta-se aqui que o que determina a sustentabilidade não é o produto em si, mas todo o processo pelo qual passa, como o cultivo, o manejo, a colheita, a produção, o uso de insumos químicos etc. Bom falar sobre o bambu como exemplo porque ele fornece material em todos os seus estágios de crescimento.
            Já o palestrante Rodrigo Calixto quis ressaltar os ideiais da sustentabilidade em seu trabalho na marcenaria. Para ele ser sustentável é tão importante quanto ser honesto. O que ele quis mostrar é que as pessoas compram pensando nos produtos mais modernos que vão surgir, achando que tudo é descartável. Calixto, que trabalha com a madeira, ressalta que a madeira é um bem durável, não descartável e que as pessoas perderam o valor da afetividade. O ser sustentável é uma ideologia e não o que a imprensa, muitas vezes, propõe. Para ele ser sustentável não é fazer uso de resíduos da madeira; é ser inteligente; é usa o produto que está ali sem você precisar sair para comprá-lo. Ser sustentável é muito mais complexo que isso; é algo interno, subjetivo.
Profa. Lourdes Luz

Prof. Marcos Oliva

Prof. Júlio

Mário Seixas

Rodrigo Calixto

 Carlos Boeschenstein

Sergio Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário