sexta-feira, 17 de junho de 2011

Orgulho próprio

DESIGNERS DE MÓVEIS ELEGEM PEÇA QUE CONSIDERAM SUA OBRA-PRIMA

A pergunta lançada, pela repóter Isabela Caban da Revista O Globo, ao time de craques do design foi: "que peça você considera a sua obra-prima?" A maioria achou difícil responder de primeira, mas acabou elegendo seu móvel preferido. Participaram da enquete: Sergio Rodrigues, Leonardo Lattavo, Pedro Moog, Claudia Moreira Sales, Zanini de Zanine, Pedro Useche, Bernardo Senna e Carlos Motta. Mesmo avaliando itens como funcionabilidade, versatilidade e beleza, deixaram o coração falar mais alto.

Leonardo Lattavo e Pedro Moog, da Lattoog, são especialistas em misturar coisas. E foi da fusão de dois ícones do design - a cadeira dinamarquesa Panton e a poltrona Willow do escocês Charles Mackintosh - que nasceu a Poltrona Pantosh.

Claudia Moreira Sales elegeu a Mesa Reverso...de um lado, uma mesa de centro prática e resistente...de outro, uma peça clássica de madeira, graças a placas quadradas que podem ser viradas, deixando à mostra o alumínio ou a peroba do campo.

Zanini de Zanine destaca a peça feita com chapa de carbono e pintura eletrostática...criada no ano passado, eis a Poltrona Trez: nada de madeira ou polietileno, materiais que costumam marcar o trabalho deste designer carioca. Nessa experiência, ele usou como ponto de partida a cadeira Três, de Joaquim Tenreiro, e alinguagem do artista plástico mineiro Almílcar de Castro. apesar do material pesado, a peça tem leveza visual, um contraste que o agradou, ficando parecida com um origami.

Pedro Useche, designer venezuelano, destaca o revisteiro Eixo 7. Com uma viga de madeira fixa no chão e sete preteleiras de alumínio na parede (que sobem e descem, sendo possível usar quantas quiser, variando o espaço entre elas), essa peça bem simples, mas surpreendente, cabe em qualquer cantinho.

Sergio Rodrigues é famoso por sua Poltrona Mole, peça premiadíssima que revolucionou o mobiliário brasileiro e virou um clássico do nosso design. Criada em 1957 para atender a um pedido do fotógrafo otto stupakoff, que queria um assento confoável em seu estúdio, ela encalhou, na época, na vitrine da Oca, o lendário espaço de Sergio, em Ipanema. Isso porque diziam que parecia uma cama de cachorro ou de gato, já que é toda estofadona.

Carlos Motta elegeu a Poltrona Astúrias, uma peça 100% baseada em vigas de peroba de demolição.

Bernardo Senna elegeu a sua Estante Torta, feita com pedaços de madeira achados em casa. Ela usa pouca matéria-prima e impressiona porque, mesmo com a base inclinada, mantém o equilíbrio e a sustentação. É singela e surpreendente.












Nenhum comentário:

Postar um comentário