Gente, nessa aula tivemos que levar nossos doces, cujo processo de criação foi baseado no Coral-Sol.
Conhecendo o Coral-Sol: o coral-sol é uma espécie de coral que está migrando para as águas nacionais, sendo mais abundante em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Mas não é só isso...ele é uma espécie invasora que está matando os corais que vivem na costa do Brasil. Aos olhos do mergulhador visitante, a beleza do coral-sol, com seus tentáculos amarelos que parecem iluminados, some diante da destruição que ele causa, sendo altamente impactante para a biodiversidade marinha brasileira, de acordo com pesquisas e estudos feitos pelo Laboratório de Ecologia Marinha Bêntica, da UERJ. Ao ocupar o seu espaço de forma agressiva - ele se reproduz entre 12 e 18 meses, o que é bem rápido para um coral - afugenta os invertebrados e peixes que já viviam naquele local. E a culpa aqui é dos navios que carregam petróleo, cujos cascos vêm repletos desses corais. Apesar disso, já existe um Projeto (Projeto Coral-Sol) - a primeira iniciativa auto-sustentável de erradicação de organismos exóticos marinhos, apoiado pelo Instituto Biodiversidade Marinha -, cuja proposta é erradicá-lo em 20 anos, agregando valor a sua extração, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável das comunidades litorâneas.
Voltando à aula: Para a criação do doce, primeiro tive que fazer um mapa mental do coral-sol e retirar a ideia com a qual eu queria trabalhar. Daí, escrevi o que eu queria atingir com essa ideia (objetivo), a justificativa e o desenvolvimento do meu doce. Eis o que saiu...
Mapa mental: Coral Sol → Vida → Alegria
Proposta: Doce
Ideia: Alegria.
Objetivo: Demonstrar a alegria das pessoas que moram em Ilha Grande.
Justificativa: Analisando textos sobre o assunto, pude ver que, para terem uma fonte de renda alternativa e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, as pessoas que moram em Ilha Grande estão fazendo ‘souvenirs’ com a extração do Coral Sol, criando peças decorativas, agregando, assim, valor à exploração desse recurso vivo.
Desenvolvimento: Primeiramente, pensei em fazer cajuzinhos com fios de ovos em seus topos, pois, através deles posso mostrar o formato dos Corais. Mas depois, pensando na cor do coral, que não tem nada a ver com a cor do cajuzinho, parti para a idéia de misturar leite ninho com leite condensado e usar o pó da gelatina de morango para dar cor e gosto. E é esse gostinho de morango que usei para representar esse sentimento de alegria que as pessoas sentem ao utilizar o Coral Sol como meio de trabalho e, consequentemente, como fonte de renda alternativa para sua família. A dificuldade que tive foi em fazer essa mistura, pois não sabia se o gosto iria ficar bom.
Além disso, para ratificar o formato e onde vivem os Corais, pensei num formato buquê envolto no papel celofane azul para representar o mar e nos fio de ovos para representar os tentáculos do coral.
Abaixo estão as fotos da criação do meu doce e os doces dos meus colegas de classe, mostrando a alta criatividade do grupo e também que a imaginação não tem limites!
Meu doce pronto.Exposição do meu doce.
Pose
Hora da degustação.
As fotos ficaram bem legais!!
ResponderExcluir