domingo, 27 de março de 2011

A Mona Lisa de Leonardo Da Vinci

Museu do Louvre, Paris, França

Óleo sobre madeira (1503-1506)

Apesar de ser a pintura mais famosa do mundo, pouco se sabe sobre esta mulher de sorriso enigmático. Assim como todas as demais obras de Leonardo Da Vinci, este quadro não está assinado nem datado. O título Mona Lisa, ou La Gioconda, tem origem num relato do século XVI do historiador da arte Giorgio Vasari: "Francesco Del Giocondo contratou Leonardo para produzir o retrato de sua esposa, Mona Lisa." Leonardo usou músicos e palhaços para manter sua modelo se divertindo. "Como resultado, há um sorriso tão encantador que parece divino, e não humano." A modelo se senta ereta e de lado numa poltrona, mas seu peito e sua cabeça estão ligeiramente torcidos numa sutil espiral. O desenho piramidal foi adaptado de imagens da Virgem Maria sentada, mas Leonardo Da Vinci alterou a fórmula para criar uma impressão de distância entre a modelo e o espectador, o que é enfatizado pela posição dos braços, que funcionam como um elemento divisório.

O tratamento dado à imagem de fundo reflete a teoria de Leonardo a respeito da perspectiva "aérea" (ou "atmosférica"). Luzes de todos os comprimentos de onda se dispersam ao atravessar fenômenos como a chuva, a névoa e a poeira, mas luzes de comprimento de onda menor (como o azul) se dispersam mais do que as de comprimento maior (como o vermelho). Essa dispersão faz como que elementos distantes, como o céu, tenham uma apaência azulada e pareçam recuar. Na Mona Lisa, a representação que Leonardo faz da lua azul se dispersando a partir dos elementos mais distantes acrescenta profundidade à imagem de fundo, já que não há um ponto de fuga claro para dar a impressão de recuo ou indicar o tamanho relativo dos elementos na paisagem rochosa.

Detalhes da obra:

- Paisagem: A vasta paisagem atrás da modelo acrescenta profundidade enorme à pintura. Um olhar mais atento, contudo, mostra que a imagem de fundo está desequlibrada. O horizonte à direita do rosto é interrompido pelas rochas, dando a impressão de que uma parte da paisagem está mais alta do que a outra.

- Sombrancelhas e cílios: Se vocês perceberem, a modelo não tem sombrancelhas ou cílios, embora análises de alta resolução tenham revelado qua ambas as coisas já estiveram presentes no retrato. Talvez o pigmento usado por Leonardo para pintar esses traços tenha sido removido durante uma limpeza da obra. A falta de sombrancelhas acrescenta um caráter abstrato ao rosto.

Sfumato: O retrato exibe o uso do sfumato, a transição suave e quase imperceptével entre as áreas de cor da pintura. Trata-se de outra característica da perspectiva "atmosférica" e cria uma sensação de distanciamento. O termo tem origem na palavra italiana para "fumaça".

- Mãos cruzadas: Leonardo era um talentoso pintor de mãos. Aqui, as mãos cruzadas da modelo estão serenamente pousadas sobre seu colo, num sinal de decoro da época. Um livro para jovens mulheres de 1461 dizia: "Esteja você imóvel ou andando, sua mão direia deve sempre estar sobre a esquerda, à sua frente e na altura de sua cintura."

Nenhum comentário:

Postar um comentário