segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Tons fortes e cítricos são tendência na decoração

Cores e toques florais alegram e iluminam o ambiente dentro de casa; clique para ver mais fotos Cores e toques florais deixam o ambiente mais alegre e também elevam o astral dentro de casa

Assim como nas roupas, as cores fortes vão estar com tudo na decoração de ambientes nesta estação. Tons cítricos, assim como os amarelos, verdes, vermelhos, azuis e todas as suas nuances vão estar nas paredes e objetos, tornando os ambientes mais alegres e descolados.

A arquiteta, designer de interiores e professora do Serviço Nacional do Comércio - Senac, Tatiana Castro, lembra que moda e decoração caminham juntos. "São tendências mundiais. Especialistas estudam por dois anos antes de lançarem o que estará em uso. A nós, arquitetos e designers de interiores só resta seguir, já que serão estes materiais que estarão disponíveis no mercado", resume.

Fabricantes de tintas apostam em tons como os cítricos, por exemplo, para pinturas de paredes. A diferença em 2011 é que as tintas virão em tonalidades mais diluídas, o que os especialistas chamam de "soft color". "São tons esmaecidos e podem entrar na decoração em várias graduações. Elevam o astral de qualquer ambiente", aposta a arquiteta.

Outra tendência iniciada na moda e que migrou para a decoração foi os florais. Seja nos tecidos - como os usados nas roupas de cama, mesa e banho - ou objetos decorativos, eles prometem frescor aos ambientes. "Nos abajures ou poltronas, por exemplo, basta dar um toque floral para deixar o ambiente muito mais agradável", exemplifica.

Étnicos e tropicais

Junto com as cores, os motivos étnicos e tropicais também invadiram as casas mais descoladas, assim como as mostras de arquitetura e decoração do país. "Os étnicos com grafismos estão com tudo", informa a arquiteta Tatiana Castro. Já os motivos tropicais, com flores e frutas também prometem deixar casas e apartamentos mais aconchegantes. "Um toque de brasilidade pode ser usado em qualquer ambiente e combina muito bem com as cores mais quentes", ensina Tatiana.

A arquiteta lembra que estilistas como os da marca Prada e Stella Mcartney, por exemplo, trabalham com moda casa e são lançadores de tendências também nesta área. "Isto comprova que moda e decoração desfilam juntas e uma influencia a outra", exemplifica. E seguindo esta tendência, o uso de objetos e materiais sustentáveis continua em alta, com móveis e pisos em madeiras recicladas, desde já considerados um clássico da decoração. Tendência esta que promete nunca sair de moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário