domingo, 14 de agosto de 2011

Jogando Verde

Novos usos para velhos objetos

Foi o interesse pela decoração em torno de uma missão - a transformação - que uniu as designers Luciana Pestano e Maria Archer. No Sótão 43, marca criada pela duas, é que elas criam móveis com peças inusitadas, geralmente garimpadas em ferros-velhos, dando novas utilidades ao que já estava descartado, seguindo o conselho do upcycling. "Qualquer coisa pode ser transformada em algo diferente, com novo uso. Essas peças seriam derretidas. A ideia é fazer, de objetos descartados, objetos decorativos.", diz Luciana.

O primeiro achado foi um tambor antigo de máquina de lavar. Hoje, a mesa "Jour". Na primeira versão, criada por Luciana, tinha pés palitos e tampo de vidro. Na segunda, os pés foram substituídos por rodinhas e a luz entrou para dar mais vida à peça, qu ganhou até uma versão com luzes coloridas comandadas por controle remoto. Tudo ao gosto do freguês. "Quando criamos o Sótão, a ideia inicial era colocar luz em todas as peças para renovar as energias daqueles objetos mesmo.", explica Luciana. Não é à toa que quase todas as peças são luminárias. Umas feitas com tambor de máquina de lavar descartado; outras, com algumas das muitas latas de leite em pó consumidas pela sobrinha de Maria. Mas a mais inusitada, talvez, seja a luminária "Escotilha", que parece uma escotilha, comprada num mercado de pulgas em Paris.

Como qualquer coisa pode ser repaginada, as duas dividem o trabalho em duas linhas: a repaginação de móveis antigos e a de criação de novas peças. Para essas, a dupla já tem em suas mãos uma hélice de barco que vai virar uma mesa, um escapamento de carro, um filtro de óleo e muita imaginação. A dica, segundo Maria, é ir ao ferro-velho com espírito de caçador de tesouros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário