domingo, 14 de agosto de 2011

Palestra do dia 13/08 na UVA Barra

FORUM SOBRE SUSTENTABILIDADE E DESIGN

No sábado do dia 13/08 aconteceu na UVA, campus Barra, um forum sobre Sustentabilidade e Design. Apresentado pela profa. Beatriz e intermediado por Túlio Mariante, da Novo Desenho, o forum teve como palestrantes Camilo Moreira e Rick Seabra.

Camilo Moreira, ex-estagiário de Sérgio Rodrigues e hoje designer e sócio da Ripa Design, falou sobre o reaproveitamento da madeira. Pegando vários tipos de madeira que acha nas ruas, como teca, imbuia, madeira de demolição, dentre outras, ele cria peças interessantíssimas que podem ser vistas e encomendadas no site http://www.ripadesign.wordpress.com/. De acordo com ele, "Antes de qualquer ideia do 'vamos reciclar', temos que amar a natureza e ter a ideia do que ela significa pra gente. Temos que ter a consciência de usar os recursos naturais sem degradar o meio ambiente e sem desperdiçar material; daí, vem a ideia do reaproveitamento."

 Banco Cubo, da Ripa Design

Já Rick Seabra, designer e ator, escreve suas peças baseada na 'Conscientização no Design Sustentável' e assim divulga sua mensagem. Para ele andam juntas a Ressonância (ecoar; transmitir), a Conscientização e a Reversibilidade. "Em cada indivíduo, temos que mudar o comportamento (modus operandi) e a atitude (postura). E é aí que o designer também pode atuar, o que causa a ressonância. A nossa função como designer é instruir o ser humano para que a Natureza volte a ser parte central de nossas vidas. Ouvimos muito falar sobre o desmatamento na Amazônia, mas nada sobre o replantio."
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário